Faro: a mesma cidade, uma nova marca
- 07 Fevereiro 2012
![]()
A capital algarvia já não é só uma cidade, é também uma marca. Oficializada na passada semana, a Câmara Municipal de Faro (CMF) lançou uma nova marca que traduz a "vontade de afirmação do concelho no seu todo e não afirmação da instituição", segundo revelou ao Briefing fonte do serviço de atendimento e relações públicas do município. O nome não poderia ser mais simples e claro: Faro.
A ideia de criar a insígnia surgiu depois de se constatar que dentro do próprio concelho havia "alguma falta de envolvência em torno dos assuntos que são de todos", revelou a câmara. Desta forma, o objetivo primordial do projeto passa por envolver os municípios nos destinos do concelho.
Sempre atenta à área da comunicação, a CMF possuía já um logótipo que, na altura em que foi elaborado, marcou a área de comunicação institucional. "Fomos dos primeiros municípios a privilegiar o uso de um logótipo nas ações promocionais em detrimento do brasão que tem o seu espaço nas comunicações institucionais da autarquia", adiantou ao Briefing fonte do serviço de atendimento e relações públicas. Todavia, não houve uma manutenção da imagem, que esteve em uso cerca de 12 anos sem qualquer tipo de evolução.
Mas devido ao progresso da comunicação e ao surgimento da necessidade de acompanhar as dinâmicas da comunicação institucional já existentes, assim como a alteração do mercado e as novas exigências do concelho, os serviços de atendimentos e relações públicas da autarquia começaram a trabalhar, há cerca de um ano, neste projeto, criando, agora, a marca.
"Faro, evoluímos consigo" é o slogan que acompanha a marca e que faz a declinação para as nove áreas onde a insígnia atua: Faro, evoluímos consigo na cultura; no desporto; no voluntariado; no parlamento; na juventude; no turismo; na mobilidade; no ambiente; e na educação.
Lançada numa altura atormentada pela crise, a nova insígnia é o resultado de um trabalho desenvolvido por um equipa interna da CMF, pelo que a contenção orçamental foi a primeira preocupação. "Consideramos que a altura de crise 'joga', de certa forma, a nosso favor porque as pessoas estão ávidas por mudanças com significados positivos, pelo que os sentimentos impressos na marca apelam a aspetos positivos: partilha, união, sentimento, coração, compromisso, evolução...", aditou a mesma fonte.
Para darem a conhecer melhor a marca Faro aos farenses e outros visitantes da capital de distrito, a câmara municipal da cidade utilizou os meios disponíveis ao serviço da autarquia, nomeadamente outdoors, mupis, vidros traseiros de minibus, banners nos jornais regionais e no Facebook.
Catarina Caldeira Baguinho
Fonte: Briefing
| < Anterior | Seguinte > |
|---|
Artigos Relacionados
- Volkswagen aproveita gafe da RTP para campanha
- H3 abre primeira loja de rua da marca
- “Marcas de Confiança 2011” revelam favoritos dos portugueses
- 9 apaixona utilizadores do facebook
- Lisboa inaugura Pátio da Galé a 25 de Fevereiro
- Sagres lança campanha “Amigos Somos Nós”
- Izi é agora Izibuild
- Continente promove promoção “Férias Continente”
- Sumol desafia consumidores a praticar a filosofia da marca
- Assuma-se como treinador na Liga Virtual Zon Sagres
- Menos publicidade em TV mas spots com mais tempo
- GM deixa de anunciar no Facebook
- FC Porto aplaude adeptos com campanha de publicidade (com vídeo)
- JCDecaux com painéis solares da Vulcano
- PUBLIdevoradores estão de volta
- Táxi Advertising comunica CUF Cascais
- Marcas com naming têm retorno de notoriedade
- JC Decaux Innovate realça tecnologia do Opel Ampera
- Publicidade da Meo é a mais recordada
- Frize oferece “Bolsas de Loucura” de 500€
- Diretor de Comunicação da EDP é Marketeer do Ano
- Marcas e a crise em debate em Coimbra
- Comunicar inovação com iogurtes
- Media Consulting alarga carteira de clientes
- NOSSA desenvolve branding da DYN CORK
- Guess What PR reforça carteira de clientes
- Super Bock "veste" FC Porto por mais dois anos
- Draftfcb patrocina novos talentos
- Happy Brands assina novo site da Valorcar
- SeSDerma ao cuidado da Media DuYes
![]()
Assinar a edição impressa ›››
(toda a informação por apenas 85 euros)
Assinar gratuitamente newsletter diária ›››
![]()
![]()







