Opinião

segunda-feira, 17 janeiro 2022 09:53

Marketing automation: Trocar estratégias cegas por estratégias eficientes

Fernando Bernabé, diretor na área de Entreprise & Cloud Solutions da NTT Data

Apesar do distanciamento que o controlo da pandemia impõe, vale a pena lembrar que as relações comerciais, tais como as pessoais, têm de ser alimentadas com proximidade, cuidado e dedicação, numa base de confiança mútua, que garanta continuidade e relevância. Afinal, mesmo à distância, todos gostamos de nos sentir especiais e acarinhados. Um princípio que se aplica na perfeição ao marketing e ao relacionamento entre as marcas e os consumidores.

segunda-feira, 10 janeiro 2022 12:14

A pandemia não ditou o fim da relação entre marcas e consumidores

Carlos Vaqueirinho, diretor-geral da Prosegur Alarms Portugal

Medir o grau de satisfação dos clientes é, desde há largos anos, uma tática levada a cabo pelas equipas de marketing das empresas no sentido de adaptarem os seus produtos ou serviços aos consumidores e, assim, melhorarem a performance das suas operações. Mas, no contexto que hoje vivemos, no qual a distância assumiu proporções nunca antes imaginadas, a auscultação dos clientes tornou-se, por um lado, mais desafiante, e, por outro lado, sem dúvida imprescindível para a sobrevivência dos negócios, pois, de facto, no mercado atual, a experiência do consumidor é cada vez mais valorizada.

quinta-feira, 06 janeiro 2022 10:26

Poder na palma da mão: como fortalecer as marcas através do telemóvel

Beltrán Seoane, Agency Director da Meta em Portugal e Espanha.

Em 2020, durante as restrições a viagens, James Harden, estrela da NBA, foi impedido de viajar para a Europa. A solução da Adidas foi fazer algo diferente. A marca estabeleceu uma parceria com oito criadores em cinco mercados distintos para trazer um James Harden virtual para o Instagram. Os criadores tiveram a possibilidade de conviver com Harden em campo, e em casa, com a ajuda dos efeitos da realidade aumentada.

quarta-feira, 29 dezembro 2021 11:00

Natal de 2021: a normalidade que desejávamos ou a “nova” normalidade?

Mafalda Ferreira, diretora da Licenciatura em Gestão de Marketing do IPAM Porto

O Natal é uma época de celebração e partilha, com um forte impacto nos padrões de compra e de consumo. Pela relevância comercial que esta época assume, a análise do comportamento dos consumidores face às compras de Natal demonstra particular importância, mais ainda porque está profundamente alinhada com outros indicadores económicos e financeiros.

quarta-feira, 22 dezembro 2021 12:17

A comunicação numa estratégia global de negócio

Ana Raposo, docente da Escola Superior de Comunicação Social, e Marta Gonçalves, Managing Partner da SayU Consulting

O cenário com o qual temos vivido no último ano, que poucos poderiam ter equacionado nos seus planeamentos estratégicos, surpreendeu as empresas e forçou a uma adaptação para assegurar a sua sobrevivência. Em que medida tem a Comunicação um papel nesta transformação e de que modo está a ser equacionada pelas empresas e integrada numa estratégia global de negócio, perante desafios atuais e futuros?

terça-feira, 21 dezembro 2021 11:51

O vídeo como ferramenta de self-branding

Vasco Araújo, Founder & CEO da Disruptive Media Training

O vídeo, enquanto ferramenta de marketing imprescindível para marcas já estabelecidas, ou start-ups a posicionarem-se ainda no mercado, torna-se cada vez mais também uma ferramenta poderosa de marketing pessoal, que nos pode apoiar na conquista de novos clientes, parceiros, ou até na procura de emprego (como o caso de vídeo CV, que se encontram cada vez mais presentes em perfis do LinkedIn).

segunda-feira, 20 dezembro 2021 10:27

Learning by Doing: uma rampa para o sucesso

Marta Bicho, professora do IPAM Lisboa

O mundo VUCA (volátil, incerto, complexo e ambíguo) em que nos encontramos exige cada vez mais e melhor preparação por parte dos marketers, por forma a terem a capacidade de tomar decisões rápidas, através de soluções criativas. Por sua vez, o ensino do marketing centrado na experiência e na vivência, denominado por Learning by Doing, constitui-se como uma rampa para o sucesso, seja para os futuros marketers, seja para as empresas.

terça-feira, 07 dezembro 2021 10:38

A pandemia veio mudar a forma como percecionamos as redes sociais?

Estela Bento, Head of Social Media na BY – Interactive Brands Agency

O aumento da presença das marcas nas redes sociais e o crescente consumo de conteúdos nestas plataformas por parte dos consumidores são analisados pela autora, que lhes reconhece virtudes, mas também um lado menos positivo.

terça-feira, 30 novembro 2021 11:52

Ensino superior: A importância da marca e os desafios de um rebranding

Jorge Borges, Head of Marketing do ISEG – Lisbon School of Economics and Management, Universidade de Lisboa

Como vamos falar de educação, começo por convidar-vos a resolver um problema matemático: Existem 882 universidades e escolas de negócios acreditadas pela AACSB. Essa prestigiada certificação é atribuída apenas a 5% das universidades.

segunda-feira, 29 novembro 2021 12:44

Impõe-se um marketing pós-digital

Carlos Manuel de Oliveira, CEO da marketingmania consulting e professor convidado do ISEG/UL

"Marketing pós-digital (o marketing à medida do ser humano)" é o mais recente livro de Carlos Manuel de Oliveira e o ponto de partida para este artigo, em que analisa as premissas que justificam o título da obra.

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