Opinião

quarta-feira, 18 agosto 2021 12:56

Comunicação: a salvação das marcas durante a pandemia

Carolina Xavier e Sousa, Head of Marketing & Communication da iad Portugal

A pandemia tem-nos ensinado muitas coisas. E, aqueles que consigam aproveitar esta temporada inédita para serem espectadores, por um dia que seja, do que está a acontecer neste mundo – ora confinado, ora desconfinado, ora confinado novamente –, podem dar-se conta de que, além do instinto de sobrevivência associado à transformação digital dos negócios, também a comunicação tem sido, para as marcas, uma verdadeira tábua de salvação.

terça-feira, 10 agosto 2021 11:06

Responsabilidade ambiental corporativa: estamos mesmo a cumprir o nosso papel?

Teresa Cortes, gestora de Marketing da Sociedade Ponto Verde

A consciência ambiental da sociedade evoluiu muito nos últimos anos. A sustentabilidade passou a fazer parte das nossas vidas de tal forma que não existe um dia em que não se oiça falar em temas como a economia circular, a transição verde ou a neutralidade carbónica.

quarta-feira, 14 julho 2021 10:43

O que todos devemos ao João Paulo Castel-Branco

Jayme Kopke, diretor Geral e Criativo da Hamlet

Quando cheguei a Portugal, já lá vão muitos anos, a comunicação por aqui era bem diferente do que é hoje. A paisagem mediática era outra. Estávamos longe da internet, mesmo os canais privados de televisão não tinham chegado, jornais e revistas eram escassos. Na publicidade, a qualidade gráfica e dos textos, os padrões de produção de filmes e fotos, as ideias (ou a falta delas), era tudo bastante mau.

segunda-feira, 14 junho 2021 10:18

A sustentabilidade no futuro das marcas

Ricardo Henriques da Silva, Founding Partner & CVO da White Way

O contexto geral para o desenvolvimento dos negócios está a mudar e a preocupação que as marcas deverão ter com a sustentabilidade terá de acompanhar este novo paradigma socio-económico.

terça-feira, 01 junho 2021 13:21

Sustentabilidade: de uma “moda” para um propósito

Marta Bicho, professora e diretora interina do IPAM Lisboa

Os consumidores estão cada vez mais exigentes, procurando negócios e bens mais sustentáveis, com menor impacto social e ambiental. Esta realidade foi agudizada com a pandemia, que veio trazer novos hábitos e tem despertado um maior interesse por um consumo mais consciente, saudável, responsável.

quarta-feira, 26 maio 2021 11:46

O imperativo digital: perigo ou oportunidade?

Rogério Canhoto, Chief Business Officer da PHC Software

Se 2020 provou alguma coisa, foi que a digitalização das empresas é fundamental para a sua sobrevivência e competitividade. E, com isto, quero deixar claro que não é uma questão de opção, muito menos de tendência moderna. Provou que é uma, se não “a”, vantagem competitiva. E que quem não se prepare para ela, estará sempre um passo atrás de todos os outros.

segunda-feira, 10 maio 2021 12:06

Media: independência local, qualidade e tecnologia global

Isabel Ramires, diretora de Serviço a Clientes da Nova Expressão

Não é nenhuma novidade que, neste momento de aceleração digital, qualquer campanha publicitária tem de ser altamente tecnológica. Falar de Media tradicional e digital, de offline e online já em nada contribui para os objetivos dos clientes. Apresentar o que de melhor se faz no nosso país num mundo altamente globalizado, também não. No entanto, se as soluções tecnológicas não têm fronteiras, a abordagem ao consumidor ainda tem muito de saber local – os hábitos, a cultura, a história e a legislação são fatores determinantes.

terça-feira, 04 maio 2021 11:48

Novas tendências nas redes sociais

Tiago Strecht, Head of Business Development da Samyroad

Assistimos a um grande aumento dos níveis de utilização da internet, muito devido ao cenário de pandemia. Os consumos, provavelmente, vão voltar ao “normal”, mas a forma como a maioria das pessoas pensa e usa as redes sociais mudou, inevitavelmente.

quarta-feira, 28 abril 2021 10:15

O Design Thinking é hoje, mais do que nunca, um bom negócio

Glauco Madeira, formador FLAG e sócio e consultor do 401 business design

“Good design is good business” (bom design é bom negócio) é uma frase clássica de 1973, do então CEO da IBM, Thomas Watson Jr., ao reconhecer a importância do design no formidável crescimento da empresa.

segunda-feira, 26 abril 2021 12:09

A sua marca já tem uma playlist?

Levy Gasparian, CEO da Mufyn

Acho que todos sabemos o quão relevante a música é nas nossas vidas e o papel que representa no nosso dia a dia. Chega a ser impressionante as vezes que nos lembramos da música que estava a tocar naquele exato momento em que algo realmente importante aconteceu. A influência da música nas nossas memórias e emoções não é segredo para ninguém e, por isso, deverá ser interpretada como uma ferramenta importante para os profissionais e para os seus negócios.

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